segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Pavê de Doce de Leite e Coco Com Ingredientes Canadenses, Será?

Pavê de Leite Condensado Cozido e Coco em Flocos

Fomos convidados para passar o dia de ação de graças com uma família canadense, essa é o principal feriado aqui no Canadá e eu quis fazer uma sobremesa que sempre faço lá em casa e todo mundo gosta: Pavê de Leite Condensado Cozido e Coco em Flocos.

Parecia algo muito simples de fazer lá no Brasil, mas por aqui nem tanto: foi preciso encontrar ingredientes similares ao que eu usava e tentar adaptar ao que tinha disponível aqui. 
Aqui em Victória existem dois supermercados Walmart e eu fui conhecer o de Langford e já aproveitei para comprar os ingredientes lá. O que eu não sabia é que essa unidade do Walmart era muito diferente do outro que eu estava acostumada ir, menos opções de produtos em geral e não conta com a sessão internacional onde encontramos produtos típicos de vários países. 
Levando em conta que aquela passadinha básica de carro no supermercado que era lá em Campo Grande, para mim aqui em Victoria virou um evento:  
- Optamos por não ter carro aqui, então são dois ônibus para ir e claro, outros dois para voltar.
- Por aqui a briga com as sacolas plásticas é grande, então cada um leva sua sacola seja lá para onde for shopping, supermercado ou feira e eu já me adaptei e tenho duas reforçadas e mais o carrinho de feira para compras maiores.
- Aqui outono e inverno é chuvoso, há duas semanas chove todos os dias, então como não existe a história de "esperar essa chuva passar", até o carrinho ganha capa de chuva se precisar...hahaha. 
- Levando tudo isso em conta, procurar outro supermercado nessa noite era impossível, me virei com o que tinha lá...e já adianto que deu certo!



Então vamos lá...
- Não tinha creme de leite (no outro walmart tem em latinhas pequenas, metade do tamanho do Brasil), então o mais próximo foi o 'table cream', que é ralinho como o leite e tem 18% de gordura.
- Depois de muito perrengue com leite evaporado em latinha descobri que tem sim leite condensado, uma ou duas marcas disponíveis sempre tem. 

- Biscoito Maria ou nosso 'maisena' foi substituído por biscoito de 'arrowroot' (araruta) que era o mais próximo que tinha lá...na hora de umedecer não ficou macio como o Maria, mesmo aquecendo o leite e esperando mais tempo.
- Não tem panela de pressão, então como cozinhar o leite condensado? Simples em panela comum por uma hora e meia...ficou cozido e firme, mas se fosse para o ponto de corte teria que cozinhar por mais meia hora, no minimo.

- Coco ralado não achei em lugar algum, mas tem coco em flocos...que fica mais saboroso ainda.

**A quantidade de ingredientes varia conforme o tamanho da tigela que você vai usar e eu usei dois refratários pequenos. 

Modo de preparo:

- Depois de cozinhar o leite condensado (esperar esfriar antes de abrir, sempre) misturar com o creme de leite e coco ralado até formar uma mistura uniforme. Usei duas latas de leite condensado, 300 gramas de coco em flocos e 400 ml de 'table cream'.
- Despejei uma concha dessa mistura no fundo da tigela.
- Umedeci os biscoitos no leite (pode adicionar gotinhas de baunilha) e 'forrei' a tigela.
- Fui intercalando uma camada da misturinha e uma camada de biscoito e por último além da misturinha coloquei bastante coco em flocos reidratado (com mistura de leite e table milk).


A receita foi um sucesso no jantar de ação de graças, todos provaram e aprovaram, apesar de ser uma receita bem 'docinha' e por aqui, na família pelo menos, percebo que sobremesas têm mais frutas e quase nada de açúcar. 

**Resumindo: É possível fazer pavê de doce de leite e coco aqui sim!**


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, gratidão!