segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

PARTE 2: Roteiro de 12 dias pela Costa dos Corais: De Alagoas a Pernambuco


Continuação...

Você pode acessar a primeira parte do Roteiro >> AQUI <<


*Nota: Apenas compartilhando trechinhos da viagem que, talvez, possam ser úteis para quem pretende conhecer essa região. O foco da viagem foi vivenciar mais e registrar menos, então fiz poucas imagens com a câmera, e guardei momentos preciosos na memória que vou levar para sempre.



- 7º dia: Rumo a Porto de Galinhas:


-----------*Porto de Galinhas*----------
Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco

Cidade famosa pelas piscinas naturais, Porto de Galinhas também conhecida como Ipojuca é cheia de atrações, a feirinha de artesanato onde tem uma mistura de artesanato e vários barzinhos e restaurantes com música, é bem movimentada e muito bonita, excelente programa para a noite. 

Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco
Confesso que prefiro praias mais calmas, então só molhei os pés mas não entrei no mar em Porto de Galinhas. 

Porto de Galinhas - Ipojuca - Pernambuco

Porto de Galinhas - Pernambuco
- 8º dia:  Porto de Galinhas:

Sobre Ipojuca se chamar Porto de Galinhas:
'Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro, que muitas vezes chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas-d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.' (Fonte: Wikipédia)

Caminho para Porto de Galinhas - Pernambuco

Pontal do Cupe - Porto de Galinhas - Pernambuco

Porto de Galinhas - Pernambuco
Ficamos hospedados na pousada Flor de Maraca, um charme só, quarto com sacada e algumas comodidades como café da tarde incluso, para quem não fica sem chazinho antes de dormir, como eu, tinha chaleira elétrica com vários chás disponíveis no quarto. A pousada dispõe de um SPA no terraço onde se tem uma visão belíssima do pôr do sol e uma excelente pedida para o fim de tarde. Era só reservar o espaço na portaria pela manhã e pronto, delicia para relaxar. 

Pousada Flor de Maraca - Porto de Galinhas, Pernambuco

Pousada Flor de Maraca - Porto de Galinhas, Pernambuco
Muito bom relaxar mesmo, porque no dia seguinte, íamos passar o dia em Carneiros em Tamandaré para a renovação dos votos e retornar no final da tarde.

- 9º dia: Rumo à Praia de Carneiros em Tamandaré, Para a Renovação de Votos:

---------------*Tamandaré*--------------

Capela de São Benedito - Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas
Saímos as 6:00 da manhã de Porto de Galinhas, rumo à Praia dos Carneiros no município de Tamandaré, 56 km de distância, menos de uma hora de trajeto, mas foi ai que o sol, depois de todos esses dias mostrando as caras, nos deixou... bem na matade do caminho para Carneiros as nuvens cobriram aquele céu de brigadeiro e começou uma chuva fina...tá bom, confesso: quase chorei, mas foi só um quase mesmo....hahaha. O lugar é lindo demais!

Água transparente e morninha...que delicia! Passamos o dia na pousada Pontal dos Carneiros que serve um almoço divino e caipirinha de abacaxi colhido no local (que só eu provei porque ele ia dirigir de volta até Porto de Galinhas)! 

Imagem: Divulgação Pousada Pontal dos Carneiros

Imagem: Divulgação Pousada Pontal dos Carneiros
Um pouco mais sobre esse dia mágico na praia de Carneiros e os detalhes, nesse outro post >>AQUI<<.

Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas

Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas
Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas


Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas

Praia dos Carneiros, Tamandaré, Alagoas
Voltamos já era comecinho da noite, última noite em Porto de Galinhas para no outro dia bem cedo partir para Recife, Pernambuco.

- 10º dia: Rumo a Recife, Capital de Pernambuco:

-----------------*Recife*-----------------

A Casa da Cultura do Recife, PE
Recife é a terra do frevo e do bolo de rolo, gente animada e muitos lugares para conhecer, como a Casa da cultura de Pernambuco, da foto acima, onde antes foi um antigo presídio inaugurado em 1867 e hoje as celas foram transformadas em lojinhas. 
A construção é em formato de cruz e abriga uma infinidade de artesanatos e souvenirs em geral. 


A Casa da Cultura do Recife, PE

 Imagem aérea: de Gigliola_KarlaA Casa da Cultura do Recife, PE
Imagem : Divulgação A Antiga Casa da Cultura do recife, PE
Imagem: Divulgação Hotel Aconchego - Recife, Pernambuco
Em Recife ficamos hospedados na região da praia da Boa Viagem, sim a mesma praia da música  "La Belle de Jour" do Alceu Valença.

Ficamos no hotel Aconchego, que faz jus ao nome, bem localizado e com área de lazer lindíssima, com direito a um terraço de frente para o jardim e piscina.

As praias da região central do Recife têm a fama de poluídas e além disso a praia de boa viagem é conhecida pelos ataques de tubarão.
Então eu aproveitei muito a cidade do recife, caminhei pela orla, mas não entrei no mar.

Imagem: Divulgação Hotel Aconchego - Recife, Pernambuco
No 11° dia partimos  para passar o dia em Olinda e retornamos para mais um dia no Recife.

- 11º dia: Rumo a Olinda, Pernambuco:

-----------------*Olinda*-----------------

Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
Cheia de ladeiras, casas coloridas e históricas, fomos conhecer Olinda e saímos, como sempre, bem cedo do hotel em Recife para aproveitar o dia na cidade histórica e retornar antes de anoitecer. 

Estacionar no local não foi tão simples, então optamos por deixar o carro num estacionamento e percorrer as ladeiras a pé.
Um excelente ponto para observar a cidade é do mirante que tem na igreja Catedral da Sé. 

Historiadores contam que foi neste lugar, no mirante da catedral, que o donatário da capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira, em 12 de Março de 1535, exclamou: "oh’, linda situação para se construir uma vila". Nascendo assim: OLINDA! 

Imagem: Divulgação Catedral da Sé, Hurb_Guides
Vista da Catedral da Sé,  Olinda, Pernambuco
Catedral da Sé,  Olinda, Pernambuco

Mercado da Ribeira - Olinda, Pernambuco
Mercado da ribeira: 
Construído ao final do século XVII, por volta de 1693, o mercado da Ribeira está localizado na parte alta da cidade e por lá funcionava o antigo mercado  de escravos e de produtos como: carne, farinha e peixes. 
Hoje, restaurado no estilo original, abriga lojas de artesanato e presentes.


Mercado da Ribeira - Olinda, Pernambuco


Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
Centro Histórico de Olinda, Pernambuco

- 12º dia: Arredores de Recife, Cerâmica Brennand e Instituto Ricardo Brennand:

Nosso último dia no recife e também encerrando a Costa dos Corais, foi na região rural de Recife que abriga dois tesouros valiosos: A Cerâmica Brennand e o Instituto Ricardo Brennand.

Um lugar encantador é a Oficina Cerâmica Francisco Brennand que fica numa propriedade rural há cerca de 10 km do centro de Recife. O artista hoje tem 92 anos.
Imagem: Divulgação Cerâmica Francisco Brennand

Imagem: Divulgação Cerâmica Francisco Brennand
Sobre Francisco:
"Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand (Recife11 de junho de 1927) é um artista plástico brasileiro. Desenvolve seu trabalho com diversos suportes, entretanto é mais conhecido pelo seu trabalho como ceramistaÉ autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco BrennandEm 2017 foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes - Grã Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco." (Fonte: Wikipédia).

Cerâmica Francisco Brennand

Cerâmica Francisco Brennand, Recife, PE
Um lugar para apreciar e descobrir com calma, sem dúvida. Tanto o jardim quanto o prédio da antiga fábrica que aliás, funciona até hoje. 

Cerâmica Francisco Brennand
Outro passeio imperdível é o Instituto Ricardo Brennand, que fica a 7 km do centro de Recife e é também conhecido como Castelo de Brennand, foi eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor e guarda um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. 

É um lugar para passar uma tarde inteirinha e ainda corre o risco de não ver tudo. Experiencia fantástica!

Instituto Ricardo Brennand, Recife, PE

Instituto Ricardo Brennand, Recife, PE

Instituto Ricardo Brennand, Recife, PE
Retornamos ao final do 12º dia num voo de Recife a Campo Grande, MS, chegamos em casa já era madrugada do 13º dia.

Amamos essa aventura de 12 dias pelo nordeste, trocando de hotel a cada dois ou três dias, confesso que foi mais fácil do que pensava, era só não desmontar a mala toda...hahaha, retirar apenas o necessário para ficar fácil fazer a 'mudança' para a próxima cidade.
Quanto ao carro alugado: Nós sempre tivemos sedã espaçoso em casa e a experiência de uma versão smart por 12 dias foi bem interessante, só um detalhe: Como levamos uma mala grande (uma única para os dois)...ela não coube no porta malas e viajávamos com ela no banco traseiro. 

Nós amamos a experiência e  enquanto escrevo aqui (no Canadá, em dezembro de 2019), estou fazendo outro roteiro para o próximo mês de julho: 15 dias de Motorhome pelo estado da Califórnia (São Francisco, Los Angeles, San Diego...) e Nevada (Las Vegas) nos Estados Unidos e Baja Califórnia (Tiruana, Rosarito, Ensenada) no México. 

Contando os dias desde já.
*Se tiver alguma dúvida sobre Costa dos Corais, só perguntar, se eu souber, terei prazer em responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, gratidão!