quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PARTE 1: Roteiro de 12 dias pela Costa dos Corais: De Alagoas a Pernambuco

Rota dos Corais - De Alagoas a Pernambuco

*Nota: Apenas compartilhando trechinhos da viagem que, talvez, possam ser úteis para quem pretende conhecer essa região. O foco da viagem foi vivenciar mais e registrar menos, então fiz poucas imagens com a câmera, e guardei momentos preciosos na memória que vou levar para sempre. 

Uma viagem incrível para fazer pelo nordeste é percorrer a Costa do Corais, entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Afinal, o que é Costa dos Corais? 
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é a maior unidade de conservação federal da marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de extensão, entre praias e mangues ao longo da costa, e está localizada entre os municípios de Tamandaré (PE) e norte de Maceió (AL).


A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias(Fonte: ICMBIO)




Imagem: ICMBIO
Bem, fizemos esse trajeto em renovação de votos de casamento, comemorando 5 anos de união, como conto aqui nesse outro post >>AQUI<<. 

Eu ainda não conhecia Alagoas nem Pernambuco e fizemos o roteiro 'no grito' como dizem no MS...hahaha. Em uma única tarde abrimos um mapa, escolhemos o trajeto e as cidades onde íamos pernoitar e já reservamos os 6 hotéis e o carro. 

O roteiro ficou assim: 
- De Campo Grande até Recife de avião, com escala em São Paulo.
- Carro reservado em Recife


Municípios visitados:
- Maceió
- Município de Roteiro/Praia do Gunga
- São Miguel dos Milagres
- Japaratinga
- Maragogi
- Porto de Galinhas
- Tamandaré/Carneiros
- Olinda
Recife


- Hotéis reservados nessa ordem em:
1- Recife
2 - Maceió
3 - Maragogi
4 - Porto de Galinhas
5 - Recife

- Volta de Recife a Campo Grande de avião.


Pronto! Lá fomos nós:

- 1º dia - Rumo a Recife de avião:


Partimos de Campo Grande, MS num voo da gol para Recife, com escala em São Paulo. Saímos cedinho de Casa, chegamos no Recife à noite e fomos de transfer até a locadora que ficava ao lado do aeroporto.
De lá saímos num fiat mobi novo, completinho e com uma uma 'sonzeira' e tanto para um carro tão pequenininho. Já era bem tarde, estávamos bem cansados e fomos procurar o hotel...bahhhh...e de todos os hotéis que ficamos, esse foi o único que tivemos problema, graças a Deus! Por essa razão prefiro não registrar o nome, mas o hotel era mal ventilado, tinha cheiro de mofo, apesar de estar 'limpinho' e organizado, mas estávamos tão, tão cansados que apesar do incômodo, como acordaríamos muito cedo no dia seguinte, dormimos bem.

- 2º dia: Rumo a Maceió de carro:

Partimos bem cedo rumo à Maceió e optamos pela rodovia BR-101 o trajeto dura em torno de 5 horas, contando parada para almoço. Escolhemos esse trajeto por ser mais rápido, afinal voltaríamos pelo litoral parando em várias cidades.


De Recife a Maceió pela BR-101

-----------------*Maceió*-----------------

Maceió - Alagoas

A capital Maceió é linda! Tivemos belíssimos dias de sol e muitos locais para conhecer, mas confesso que me decepcionei um pouco com a capital de Alagoas em relação à praias: Não tive coragem de entrar na água em nenhuma das praias, apesar dos dias ensolarados e explico o motivo: Água viva na areia, dezenas delas na areia ao longo da praia...fiz fotos com o celular mas perdi.


Água viva é uma criaturinha linda, transparente mas que causa queimaduras e mal estar terrível quando entramos em contato com elas, isso inclui febre e vômitos, mesmo que acidentalmente. Lá eu observei as crianças brincando perto e quando perguntei o nome daquilo que elas estavam circulando com um graveto na areia, me responderam: "É cebola, tia", então acredito que estavam mortas.
Pesquisadores de lá afirmam que elas procuram locais com águas quentes para se reproduzir e acabam encalhando no local, talvez isso explique a foto do 'Jornal Alagoas 24 horas' abaixo:

Imagem: Jornal Alagoas 24 horas
Reportagem completa Site Alagoas 24 horas aqui >> AQUI <<
>AQUI< uma outra reportagem sobre o assunto.

Bem, em compensação o hotel estava maravilhoso: localizado na praia de lagoa da anta, com quarto de frente para o mar, café da manhã delicioso, excelente atendimento por parte dos funcionários.

Imagem: Divulgação Hotel Ryomar - Maceió, Alagoas

Imagem: Divulgação Hotel Ryomar - Maceió, Alagoas
Da Janela do quarto - Hotel Ryomar -Maceió, Alagoas

Maceió - Alagoas
- 3º dia, foi bem ensolarado na praia do Gunga em Roteiro.

---------*Município de Roteiro*---------
Estacionamento Praia do Gunga - Roteiro - Alagoas
Mas um praia que vale a pena ir para passar o dia é a praia do Gunga, que tem amplo estacionamento com sombra de coqueiros e um mirante legal para observar a região. Tem diversas atividades para quem curte esportes radicais e também vários passeios disponíveis. A praia pertence ao município de Roteiro, mas a região é mais conhecida por Barra de São Miguel.
  
Praia do Gunga

Mirante Praia do gunga - Roteiro - Alagoas
Praia do gunga - Roteiro - Alagoas

- 4º dia: Rumo a São Miguel dos Milagres e Japaratinga:

--------*São Miguel dos Milagres*-------


São Miguel dos Milagres, Alagoas










São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres - Alagoas

Não tenho dúvida: São Miguel dos Milagres é meu local favorito dessa viagem! Localizado a 93,7 km de Maceió, com água morninha e cristalina, uma calmaria só, para ficar horas na rede do mar, sem fazer nada. 



Local bem sossegado e belo!


Mais sobre São Miguel nesse post >>AQUI<<

São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres, Alagoas

-------------*Japaratinga*------------ 

Japaratinga, Alagoas
A caminho de Maragogi fica Japaratinga, um excelente mirante das praias do local e pausa para um lanchinho e um tereré, nossa bebida favorita a base de erva-mate. 

Japaratinga, Alagoas
Ao final do 4º dia, já anoitecendo chegamos em Maragogi!

- 5º E 6º dia: Maragogi:

----------------*Maragogi*----------------


 Maragogi - Alagoas

Coleguinha peixe fez pose para a câmera em Maragogi....hahaha

Cidade linda, famosa pelas piscinas naturais, Maragogi fica a 125 km da capital Maceió e tem população em torno de 32369 habitantes.
Pegamos todos os dias de sol à pino!

Ficamos numa pousada charmosa: Pousada Coco Verde:

Imagem: Divulgação da Pousada Coco Verde - Maragogi, Alagoas
Além de um quarto  confortável (apesar de pequeno) tinha uma rede na sacada e uma mesa para refeições no quarto, achei ótimo porque como tenho o hábito de preparar minha própria salada nutritiva a noite ficou ótimo o cantinho da mesa, além do mais, a pousada ficava pertinho das piscinas naturais de Taócas, praias Maragogi e Camacho que dava para ir a caminhando tranquilamente, menos de 1 km. 
Não deixe de fazer passeio e mergulho nas piscinas naturais, buscam você na da pousada mesmo e por lá eu também aluguei as máscaras e snorkel.

A cidade apesar de pequena é bem movimentada e cheia de bares e atrações com música ao vivo. Eu que amo praias mais tranquilas, amei esse lugar!



Achei tudo um charme em Maragogi!

Como o post ficou muito extenso, foi preciso dividi-lo em duas partes.

Você pode acessar a segunda parte do roteiro clicando >>AQUI<< 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, gratidão!