terça-feira, 20 de agosto de 2019

Vivendo no CANADÁ: Percurso Completo do MS - Brasil a BC - Canadá

Victoria, BC, Canadá
Quando pensei em vir morar em Victoria, na Colúmbia Britânica (BC), Canadá, já imaginava que o percurso seria longo e tinha muitas dúvidas quanto a transporte e tempo de locomoção entre cada local, saindo de Campo Grande, MS até a Vancouver Island, como também é conhecida a cidade de Victoria.

Tinha tantas outras dúvidas quanto a bagagem, o que trazer e o que deixar no Brasil, o que pode e o que não pode trazer na mala de mão e na mala despachada, enfim...aos poucos vou contando isso tudo e detalhe: Pode trazer 10 caixas de erva-mate na mala? Eu tererezeira, daquelas que não fica um dia sem seu tereré (bebida a base de erva mate e água gelada, tipica de regiões como o Pantanal sul-mato-grossense onde eu vivia) tinha essas e outras dúvidas e conto nesse post AQUI.

Agora, como foi o trajeto até aqui?

Passado todo aquele período de tramites legais de fazer o visto, exame médico e tudo mais (exaustivo...bahhhh) que contarei em outro post depois, chegou o dia da viagem para passar 1 ano exato em terras canadenses.

Campo Grande, MS, Brasil
1-  O início: De campo Grande, MS a São paulo, SP

Saindo de casa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul as 9:30 do dia 10 de agosto de 2019 para o aeroporto internacional de CG rumo ao aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo, SP
Distância: 902 km
Duração do voo: Uma hora e meia em média.

São Paulo a Toronto

2 - De São Paulo a Toronto

Foram 10 horas de viagem e 8435 km. Sobre o vôo: As dez horas de voo não foram tão cansativas como eu imaginava que seriam e até consegui dormir um pouco. Cansativo foram algumas horas no aeroporto de SP. Embarquei as 19:50 e chegamos em Toronto as 5:00.

Aeroporto de Toronto

SOBRE A IMIGRAÇÃO EM TORONTO:
Demorou em torno de uma hora a abordagem e os tramites para entrada no Canadá, mas considero que foi bem tranquilo. O oficial fez as perguntas esperadas, quanto tempo íamos ficar no Canadá, por que viemos e nos encaminhou para outro guichê, onde outro oficial continuou com análise dos documentos que trouxemos e questões como salário, onde trabalharia, sobre o trabalho no Brasil...mas foi relativamente rápido.
Optamos por declarar que estávamos trazendo 10 caixas de erva-mate e apenas nos perguntaram o que era e para que servia. Não abriram a mala, não olharam nada. A demora maior foi esperar o papel do visto com o work permit.

Houve troca de aeronave e nós mesmos pegamos as malas e depois despachamos para Vancouver. O tempo ficou bem apertado e não houve tempo nem de ir ao banheiro ou tomar água, nada. Correria mesmo, tempo apertado a ponto de correr de um portão para o outro achando que não daria tempo, mas deu.
Toronto a Vancouver, Canadá

3 - De Toronto a Vancouver:

Foram 4 horas de viagem e  3348 km de distância e senti mais cansaço que no voo de 10 horas. Aproveitei então para caminhar pelo corredor do avião e fazer exercícios para melhorar a circulação sanguínea, sentada na poltrona mesmo (alternando ponta dos pés e calcanhar no chão).

* Em Vancouver na esteira só haviam duas das nossas 4 malas (mudança para um ano né...hahaha) e fiquei apavorada pois eram bem as minhas malas. Nos disseram no guichê que chegariam em menos de duas horas e poderíamos esperar ou entregariam no final da tarde ou manhã seguinte em casa. Optamos pela entrega. Além do mais eu já estava me perguntando como íamos arrastar as 4 malas mais as duas mochilas pelo transporte público...? Exaustos como estávamos então...só rindo né? foi melhor assim e entregaram mesmo, na manhã seguinte.

Aeroporto de Vancouver
Skaytrain liga o aeroporto de Vancouver até o ônibus para o Ferry

5 - Skytrain saindo do aeroporto de Vancouver

Ainda no aeroporto de Vancouver pegamos o Skytrain e paramos >>>  estações adiante para desta vez pegar um ônibus

Ônibus saindo do Skaytrain até o Ferry Boat

6 - Um ônibus do Skaytrain até o Ferry Boat (balsa)

Saindo do Skytrain, na plataforma abaixo está o ônibus que leva até o Ferry Boat. Lembrando que a cidade de Victoria é uma ilha (Vancouver Island) e o Ferry é a principal ligação entre o continente e a ilha. Também pode-se chegar de avião em Victória, mas optamos por descer em Vancouver.

Ferry Boat de Vancouver até Victoria

7 - O Ferry Boat que liga a cidade de Vancouver até Victoria (Vancouver Island)

O Ferry merece um capitulo a parte (e terá um post só sobre ele) sobre transporte: uma plataforma muito bem equipada, lembra até um shopping. Além de transportar pessoas e automóveis, ainda oferece serviços como restaurante, cafeteria e lojinhas de souvenir.
O tempo de travessia dura em torno de uma hora e meia e custou 17 CAD (dólares canadenses) por pessoa.
Tivemos problemas com excesso de peso nas malas (em torno de 500 gramas cada) no Ferry e precisamos abrir as malas e transferir o excesso para a bagagem de mão, ou não seriam despachadas (colocamos num pequeno "escorregador" e lá se foram...rss)

Ferry Boat de Vancouver até Victoria

8 - Ônibus até downtown Victoria

Na verdade a balsa chega na cidade de Sidney em Swartz Bay e não em um porto em Victoria como eu imaginava, por isso escrevi Victoria nas fotinhas quando chegava...e só descobri depois que era Sidney e não Victoria...hahaha rindo litros da minha cara. Lá mesmo no Ferry tem um ônibus que leva até o centro da cidade (downtown) que pode ser a linha 70 ou 72. O percurso de ônibus dura em torno de uma hora.

Último ônibus...ufa!

Resumo da história...

Então lá se foram 3 voos, um trem, uma balsa e dois ônibus somando 32 horas de viagem.

Fomos muito bem recebidos pelos nossos Landlords  (senhorios) e a casa estava prontinha para nós, tudo organizadinho, com direito a buque de flores na sala e frutinhas na cozinha. Ainda nos levaram para conhecer a cidade, supermercados entre outros...

Agora serão 365 dias por aqui e vou contando a rotina aos poucos.