SE FOR DE PAZ, PODE ENTRAR
No número 33 da Rua Alagoinhas, na cidade de Salvador, viveu, por aproximadamente 40 anos, o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.
O bairro do Rio Vermelho é conhecido como a área boêmia de Salvador. Lugar badalado e queridinho de turistas do Brasil e do mundo, repleto de bares, boa música e boa comida. Ainda me faltam palavras para descrever a emoção de estar em cada cômodo da casa e pelo maravilhoso quintal, onde há sombra e lugar para descanso, principalmente para quem foi a pé, como eu. Sensação de aconchego e de estar em casa. Partindo do hotel Portobello Ondina Praia, foi cerca de uma hora de caminhada tranquila pela orla, mas tem transporte público para ida e volta que para a duas quadras do local, mas só descobri na volta...hahaha
Antiga piscina da casa do Rio Vermelho, Salvador, BA - Imagem: Geise Machulek - Imagem: Geise Machulek |
Cozinha da casa do Rio Vermelho, Salvador, BA - Imagem: Geise Machulek |
Cozinha da casa do Rio Vermelho, Salvador, BA - Imagem: Geise Machulek |
"Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a MGM, a Casa recebeu visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir, só para citar alguns. Anos mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai “Casa do Rio Vermelho”, publicado em 2002 contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel.
Toda essa riqueza é vivida nos diversos ambientes da casa, com seus mais de dois mil metros quadrados, incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge e Zélia estão depositadas. A Casa do Rio Vermelho conta com mais de 30 horas de vídeos e projeções. Ou seja, é impossível conhecer toda a história do imóvel e do casal de escritores em apenas uma visita.
Foi totalmente reformado pela Prefeitura Municipal de Salvador, numa intervenção que contou com a participação da Fundação Casa de Jorge Amado, da família do casal e do arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia, que assumiu a curadoria do museu." (Descrição da casa segundo a página 'A casa do Rio Vermelho')
Lavabo da casa do Rio Vermelho, Salvador, BA - Imagem: Geise Machulek |
Biblioteca da casa do Rio Vermelho, Salvador, BA - Imagem: Geise Machulek |
Casa do Rio Vermelho
Rua Alagoinhas, nº 33, Rio Vermelho, Salvador, Bahia.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De terças a domingos das 10:00h às 17:00h.
De terças a domingos das 10:00h às 17:00h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é bem vinda, gratidão!