sexta-feira, 6 de julho de 2018

Para "O Segredo: "Uma frase de Martha Medeiros que vai melhorar o seu dia!

Imagem de "O Segredo"

Confesso que há alguns anos, um trechinho da crônica ‘O permanente e o provisório’, da escritora gaúcha Martha Medeiros, acompanha-me em momentos decisivos.
A certeza de que nenhuma situação de vida dura para sempre, certamente deixa os dias mais serenos, mais leves desde então.
A preocupação absurda que está tirando o seu sono, não vai durar para sempre. Aquele mico (tamanho King Kong) que o deixou tão constrangido diante de seus amigos, em breve será substituído por outros micos, de outras pessoas. Os relatórios sem fim que o fazem ‘queimar os neurônios’ vão terminar junto com estágio da faculdade. Aquelas noites em claro, mal dormidas de uma jovem mamãe terão fim quando o bebê crescer. Muito do que você julga importante hoje, perderá o sentido amanhã, assim, como que em um passe de mágica. E aquele ‘fora’ que você levou do ser amado e que o fez jurar nunca mais nunca mais se apaixonar, vai ficar distante quando um novo amor chegar.
Então, para que sofrer, espernear, descabelar por uma situação que não será permanente?
“Canso menos, divirto-me mais e não perco a fé por constatar o óbvio: tudo é provisório. inclusive nós.” – Martha Medeiros.
E a autora reforça sua opinião: “Não somos repetições de nós mesmos, a cada instante somos surpreendidos por novos pensamentos que nos chegam através da leitura, do cinema, da meditação. O que eu fui ontem, anteontem, já é memória. Escada vencida degrau por degrau, mas o que eu sou neste momento é o que conta, minhas decisões valem para agora, hoje é o meu dia, nenhum outro. […] Por isso nos transformamos, temos sede de aprender, de nos melhorar, de deixar para trás nossos imensuráveis erros, nossos achaques, nossos preconceitos, tudo o que fizemos achando que era certo e hoje condenamos. O amor se infiltra dentro de nós, mas seguem todos em movimento: você, o amor da sua vida e o que vocês sentem. Tudo pulsando independentemente, e passíveis de se desgarrar um do outro. Um endereço não é pra sempre, uma profissão pode ser jogada pela janela, a amizade é fortíssima até encontrar uma desilusão ainda mais forte, a arte passa por ciclos, e se tudo isso é soberano e tem valor supremo, é porque hoje acreditamos nisso, hoje somos superiores ao passado e ao futuro, agora é que nossa crença se estabiliza, a necessidade se manifesta, a vontade se impõe – até que o tempo vire. Faço menos planos e cultivo menos recordações. Não guardo muitos papéis, nem adianto muito o serviço. Movimento-me num espaço cujo tamanho me serve, alcanço seus limites com as mãos, é nele que me instalo e vivo com a integridade possível”.
Sábia Martha Medeiros, gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda, gratidão!